Damas do Samba
Narrado e também cantarolado por mulheres que fizeram e fazem do samba um modo de vida, o filme é um passeio poético pela história das grandes damas que ajudaram a criar e a manter esse gênero musical genuinamente brasileiro e fomentar a magia do carnaval: Tia Ciata, Dona Zica e Dona Neuma. O filme ainda celebra musas como Clara Nunes, Alcione, Leci Brandão, Beth Carvalho e Clementina de Jesus.
O documentário resgata a presença das mulheres no samba e a importância delas na história da música popular brasileira. A obra contempla veteranas consagradas e talentos da nova geração e conta a história de ícones como Tia Ciata, a baiana que ajudou a difundir o samba de roda no Rio de Janeiro, Dona Zica, mulher de Cartola, e Dona Neuma. A produção ainda celebra musas como Clara Nunes, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho e Clementina de Jesus. O filme parte da época da escravidão até chegar a 2013. A eterna Beth Carvalho homenageia Clementina de Jesus: imita com emoção e carinho os gestos de seu jeito de cantar. A madrinha do samba fala ainda do aspecto revolucionário do gênero. Um retrato da força feminina que impulsiona e ajuda a fazer do samba o maior e mais representativo ritmo popular brasileiro.