Chiedimi se sono felice
Que acontece quando dois amigos chegados se apaixonam pela mesma mulher? A amizade idílica deles acaba e o antigo sonho de encenar “Cyrano” é cancelado. O terceiro filme realizado e com a atuação de Aldo, Giovanni e Giacomo é uma comédia romântica sobre a amizade, o amor e a paixão pelo teatro, acabando com uma surpreendente reviravolta.
O terceiro filme realizado e com a atuação do famoso trio de comediantes Aldo, Giovanni e Giacomo. Esta comédia romântica sobre a amizade e o amor foi lançada após “Três Homens e uma Perna” e “Assim é a Vida”. A história desenrola-se em Milão. Giacomo tenta, sem sucesso, convencer Giovanni a irem visitar Aldo, o amigo deles que está a morrer na Sicília. Através de analepses, a narração de Aldo leva-nos a três anos atrás, quando os três amigos inseparáveis, que partilham o sonho frustrado de encenar uma produção personalizada de “Cyrano de Bergerac”, lutam para ganhar dinheiro com os seus empregos a tempo parcial. Um trabalha como figurante no teatro La Scala, outro como manequim vivo numa loja e outro como dobrador. Além das dificuldades profissionais, também têm uma azarada vida amorosa em comum. Até que um dia, Giovanni, ao fazer um favor a Aldo, conhece acidentalmente a anfitriã Marina e apaixona-se por ela. Após terem alguns encontros, Giovanni pede a Marina para ir viver com ele, mas ela não partilha do entusiasmo dele e decide ir para Frankfurt. Depois, a situação piora. Enquanto Giovanni a tenta contactar em Frankfurt, Marina procura-o na loja em que trabalha como manequim vivo e é lá que encontra Giacomo, que o está a substituir. Após passarem algumas horas juntos, acabam por se beijar. Incapaz de aguentar a culpa, Giacomo confessa a Giovanni durante os ensaios para “Cyrano” que se apaixonou por Marina. Giovanni fica tão zangado que destrói o cenário da peça e a amizade deles acaba. No final da analepse, passaram três anos e regressamos ao presente, quando Giacomo e Giovanni recebem a notícia, em Milão, de que Aldo adoeceu e está às portas da morte na Sicília. Juntam-se a Marina, a ex-namorada de Giovanni, e no final de uma grande viagem chega, finalmente, o dia do ajuste de contas com resultados surpreendentes.