Mio Fratello Rincorre I Dinosauri
Tens quatro anos e tens duas irmãs. Um dia, os teus pais anunciam que vais ter um irmão e que ele vai ser muito especial. Ficas animado porque, para ti, especial significa super-herói. Quando ele nasce, descobres que não tem superpoderes. Então, descobres a palavra Down… A aventura de uma família e dos irmãos Jack e Gio, um menino com um cromossoma extra.
Cada família tem um lugar para anunciar as notícias importantes. Para a família Mazzariol, é um parque de estacionamento. A família está toda reunida para um anúncio surpreendente: um irmãozinho vem a caminho. Jack está eufórico: a tirania das irmãs vai terminar. O bebé nasce, mas algo não está bem. Jack apercebe-se disso pelos sorrisos falsos dos pais. Mas eles explicam que o pequeno Gio é especial: tem síndrome de Down. As irmãs retraem-se, mas Jack não: especial significa super-herói! Ele só tem de descobrir quais os superpoderes do irmão. Durante a infância, os dois são inseparáveis, até que surge uma vilã imbatível chamada adolescência. Jack apercebe-se da doença do irmão, da sua diversidade, do suplício da toma diária da medicação, e fica envergonhado pelo comportamento estranho dele. A sua reação é escapar, matriculando-se numa escola secundária longe de casa, da família e, principalmente, dos problemas do irmão. Vitto acompanha-o, embora relutantemente. Nos corredores apinhados e pátio barulhento da secundária, Jack descobre que ele é que é diferente e tenta ser aceite pelos miúdos populares e por Arianna, a primeira paixão de Jack. Como é que uma rapariga popular como Arianna poderá apaixonar-se pelo irmão do "deficiente"? A resposta causa-lhe calafrios: na secundária, a reputação vale mais do que ouro e ter um irmão que persegue dinossauros imaginários não é algo que nos torne populares. Jack volta a escapar ao negar a existência de Gio. Vitto fica chocado com o comportamento do seu melhor amigo. Contudo, Jack descobre que mentir é fácil, mas manter as aparências não. Mas as coisas pioram: Gio quer ser YouTuber, filma-se com o telemóvel e publica os vídeos na Internet. Jack adora o irmão, as suas excentricidades e inocência inquietante, e quanto mais se apercebe disso, mais se arrepende da mentira que construiu. Mas é demasiado tarde para voltar atrás. Em desespero, ele apaga os vídeos que o agora ex-melhor amigo Vitto editou para Gio e até culpa um grupo nazi por isso, ao enviar uma carta anónima contra pessoas portadoras de deficiência. O plano resulta, se calhar bem demais: a família Mazzariol organiza um protesto, reunindo a aldeia inteira e até uma associação de estudantes de uma cidade vizinha liderada por… Arianna! Jack entra em pânico: todos descobrem a verdade inconveniente e afastam-se desdenhosamente dele. Todos menos Gio. Talvez devido à sua ingenuidade irresistível, Gio não entende o que aconteceu, ou talvez seja o único que tenha realmente entendido. Ao olhar para o irmão, Jack entende finalmente o motivo da sua fuga: o receio de perder o irmão cedo demais, pura e simplesmente. A nova relação com o irmão dá início a uma cadeia de eventos que leva Jack a ser perdoado pela família, amigos e Arianna.