Nas Pegadas dos Elefantes
«Nas Pegadas dos Elefantes» acompanha um grupo de documentaristas que captura a épica viagem dos elefantes africanos através do deserto do Calaári para o filme da Disneynature «Os Elefantes». De modo a mostrar estas inesquecíveis criaturas e as suas migrações anciãs, a equipa enfrenta climas extremos, terrenos inacessíveis, águas infestadas de crocodilos e encontros com leões.
«Nas Pegadas dos Elefantes» acompanha um grupo de documentaristas que captura a épica viagem dos elefantes africanos através do deserto do Calaári para o filme da Disneynature «Os Elefantes». De modo a mostrar estas inesquecíveis criaturas e as suas migrações anciãs, a equipa enfrenta climas extremos, terrenos inacessíveis, águas infestadas de crocodilos e encontros com leões. Filmar o maior animal terrestre do mundo não é tarefa fácil. Para embarcar na sua viagem de ida e volta de 1600 quilómetros a equipa da Disneynature deverá primeiro transportar a equipa, e as suas cinco toneladas de equipamento de filmagem, para o coração do delta do Okavango, um remoto oásis onde os elefantes se juntam ano após ano. O seu desafio seguinte será encontrar elefantes. E apesar do seu incrível tamanho, localizar um elefante numa área de mais de dez mil quilómetros quadrados é como encontrar uma agulha num palheiro. Felizmente para os cineastas, um biólogo local que estuda populações de elefantes dá-lhes uma ajuda. A equipa identifica a sua manada e começa a corrida... literalmente. Uma família de elefantes pode viajar até 50 quilómetros por dia na sua demanda por chegar ao paraíso e a equipa não consegue acompanhar. No entanto, a adversidade traz oportunidade. Montam uma câmara estabilizada, normalmente utilizada em filmagens aéreas, num veículo e nasce uma nova forma de contarem a história. Os cineastas estão entusiasmados por capturar uma migração nunca mostrada antes mas filmar no meio da natureza africana traz um conjunto único de riscos. A equipa encontra crocodilos durante um mergulho à deriva, descobrem leões a caçar impalas no meio do acampamento e filmam um confronto noturno entre um leão e uma cria de elefante e a sua mãe — a partir da traseira aberta de um veículo. No entanto, a recompensa supera os riscos. Os cineastas relembram os seus momentos favoritos. Desde os divertidos: uma pequena cria a chapinhar na água e que persegue songues antílopes e songues, aos comoventes: uma manada de elefantes honra os ossos de um familiar falecido, e ainda aos de cortar a respiração: um elefante recém-nascido dá os seus primeiros passos. Após um ano de filmagem, a equipa apaixonou-se pelos elefantes e todas as suas excentricidades únicas e encantadoras. Quando voltam aonde a sua viagem começou, aguardam paciente e ansiosamente pelo regresso da manada.