Os Caminhos do Senhor Acabaram
Um filme escrito, realizado e protagonizado por Massimo Troisi, com banda sonora de Pino Daniele. O elenco conta, ainda, com M. Messeri, J. Champa e M. Bonetti. Passado nos anos 20, durante o período fascista, o filme retrata a conturbada história de amor entre Camillo, que tem uma doença psicossomática, e Vittoria, uma francesa que o deixou por outro. Mas tudo acabará de forma diferente.
O filme ganhou um prémio Nastro d’Argento para Melhor Argumento. Uma comédia dramática escrita, realizada e protagonizada por Massimo Troisi, com banda sonora de Pino Daniele. O elenco conta, ainda, com Marco Messeri (“Recomeçar do Três”), Jo Champa e Massimo Bonetti. Na pequena aldeia de Acquasalubre, em Itália, durante o período fascista, Camillo finge que tem os membros inferiores paralisados para que a francesa Vittoria tenha pena dele, quando parece que ela vai casar com outro homem. O médico de Camillo acredita que a história de amor falhada foi o que lhe provocou a sua doença psicossomática. Leone, o irmão de Camillo, sempre cuidou dele em casa, encontrando, por fim, um propósito para a sua existência. Orlando é um jovem que está paralítico e se torna o melhor amigo de Camilo durante uma peregrinação a Lourdes. Apesar das diferenças, Camillo e Orlando são bons amigos, até que Camillo, na esperança de reatar com Vittoria, recomeça a andar, enquanto Orlando se apaixona por ela. É nesse momento que algo inesperado acontece, Camillo diz uma piada antifascista e é condenado a dois anos de prisão. Acaba numa cadeira de rodas, enquanto Vittoria deixa Itália e vai para Paris. Mas, no fim, tudo acaba bem. Orlando, que conseguiu uma boa posição dentro do Partido Fascista, reduz a pena de Camillo, que se junta a Vittoria em Paris. O poder curativo do amor.