Tre uomini e una gamba
“O Giacomo vai casar!” A estreia de longa metragem do trio cómico, que viaja de Milão para Gallipoli para o casamento de Giacomo com a filha do patrão arrogante. Pelo caminho, vivem sarilhos surreais e conhecem Marina, que acaba por lhes deixar a vida do avesso. O filme inclui paródias verdadeiramente hilariantes de filmes de mafiosos, um drama de neorrealismo italiano e um conto de vampiros.
“Então, vais casar amanhã?” “Sim, mas não é nada sério!” O trio cómico faz a sua estreia de longa metragem neste filme de viagem engraçado e inteligente, repleto de situações improváveis e piadas divertidas. Aldo, Giovanni e Giacomo são três amigos e colegas que trabalham numa loja de ferramentas em Milão. Partem numa viagem de carro para Gallipoli para o casamento de Giacomo com a filha do patrão (Aldo e Giovanni estão casados com duas irmãs e Giacomo está noivo da terceira). A caminho do casamento, os três amigos têm de levar ao patrão ganancioso e arrogante uma obra de arte moderna– uma valiosa perna de madeira – e o seu adorado cão. Durante a viagem, acontece de tudo: matam acidentalmente o cão, que tentam substituir por um rafeiro; uma pequena colisão obriga-os a dar boleia a uma mulher chamada Chiara e o futuro noivo apaixona-se imediatamente por ela; e, finalmente, a perna preciosa anda para cá e para lá e vai parar às mãos de um grupo de marroquinos doidos por futebol, que a devolvem após um jogo vigoroso. O sogro vai ficando cada vez mais zangado com o atraso deles e, quando chegam à porta da vila, percebem como têm vidas insignificantes e reconhecem a importância da liberdade. O filme inclui cenas de paródia que satirizam filmes de mafiosos, neorrealismo italiano e um conto gótico de vampiros com o Conde Drácula.