Wiplala
Um rapaz solitário de nove anos faz um novo amigo quando descobre um homenzinho mágico dentro de um armário, mas quando um dos feitiços do homem corre mal, toda a família do rapaz é encolhida e fica com 10 centímetros de altura.
Wiplala é um adolescente, de cerca de catorze anos, com 10 centímetros de altura. Por coincidência, Johannes, de nove anos, encontra o rapazinho na cozinha atrás de um frasco de manteiga de amendoim. Johannes fica feliz por ter algo para si próprio, mas não consegue manter este pequeno homem escondido do resto da família por muito tempo. A sua irmã, Nella Della, acha Wiplala um rapaz interessante, mas o pai Blom não acredita em gnomos e certamente não acredita em Wiplala, até que este acidentalmente transforma toda a família durante uma visita a um restaurante. Ele não os consegue tornar grandes outra vez e assim começa uma emocionante aventura de pessoas pequenas na grande cidade de Amesterdão. Conseguirão eles chegar a casa em segurança e será que Wiplala conseguirá eventualmente torná-los novamente grandes? Durante a viagem, a compreensão aumenta e a ligação entre os membros da família é fortalecida, e todos ganham auto-confiança. Agora que ele próprio é pequeno, o Sr. Blom descobre mais sobre os seus filhos. Eles são bem mais capazes do que ele alguma vez imaginou.