Voltando a ler Graúna
Voltando a Ler Graúna resgata o personagem de quadrinhos mais importante do Brasil nos anos 70. O documentário recupera a história dessa pequena ave negra, mulher e nordestina criada por Henfil para questionar, com humor, as desigualdades sociais e a censura imposta pela ditadura de seu país. Através de depoimentos e imagens de arquivo, compreendemos a importância desse personagem.
Voltando a Ler Graúna resgata o personagem de história em quadrinhos mais importante do Brasil nos anos 70. O documentário conta a história dessa pequena ave, mulher, negra e nordestina, criada pelo cartunista Henfil para questionar, através do humor, as desigualdades sociais e a censura imposta pela ditadura militar de seu país. A partir de depoimentos de cartunistas, amigos, familiares e especialistas, a história de Graúna e dos personagens Zeferino e Bode Orelana, que formam a "Turma da Caatinga", é reconstruída. Com imagens de arquivo, Henfil revela aspectos desconhecidos de seus personagens e nos faz compreender a importância de reler as suas histórias.