Nos anos pós Guerra da Independência Americana, o professor Justin Morgan aceita dois potros como pagamento de uma dívida antiga. O mais novo dos dois se transforma em um cavalo de montaria pequeno, que serviu como base da raça Morgan. Inspirado no histórico livro infantil.