URSS, 1982. Vassily, estudante devoto da Academia Teológica perto de Moscovo, prepara-se para ser padre. O seu mundo desmorona-se quando um agente do KGB lhe dá um ultimato: denunciar o colega de quarto ou renunciar à vocação.