Elena de Avalor salvou o seu reino encantado de uma feiticeira maléfica, e agora tem de aprender a governar Avalor com a ajuda da sua família e dos seus amigos.
A aventura da princesa Elena começou há muito tempo, quando os seus pais e o seu reino lhe foram roubados pela feiticeira maléfica, Shuriki. Apesar de Elena ter direito ao trono, tem apenas 16 anos e tem de aprender a governar Avalor com a ajuda de um Grande Conselho. Com alguns amigos mágicos a seu lado, a princesa Elena vai compreender que o seu novo papel e aventuras vão requerer raciocínio, resiliência e compaixão. Traços de todos os grandes líderes.