Ação e aventura, Ficção científica
Uma nave aterra num planeta com aspeto desolador onde os astronautas descobrem um mundo dominado por macacos, onde os humanos são considerados animais selvagens.
Charlton Heston e Roddy McDowall protagonizam esta obra-prima lendária da ficção científica. O astronauta Taylor (Heston) faz uma aterragem forçada num planeta distante governado por macacos que usam a raça primitiva de humanos para experiências e desporto. Depressa Taylor se encontra entre os perseguidos, com a sua vida nas mãos de um benevolente chimpanzé cientista (McDowall).