Há 40 milhões de anos, a Sardenha separou-se da Europa em direção a África. Ao longo do caminho, acolheu uma rica diversidade de passageiros.
Em nenhuma outra massa de água do planeta se assistiu a uma mistura de climas e correntes oceânicas, ecossistemas, povos, culturas, ideias e genes tão intensa, contínua e massiva como nas costas e ilhas do Mediterrâneo. Há mais de 40 milhões de anos, a Sardenha separou-se da orla sul da Europa em direção a África. Ao longo da sua viagem, esta gigantesca embarcação de pedra acolheu uma rica diversidade de passageiros provenientes da terra e do mar circundantes.