Depois de um acidente no laboratório de alta tecnologia do Dr. Simon Barsinistro (Peter Dinklage), um cachorro beagle comum ganha poderes extraordinários e a capacidade de falar. Ele passa a vestir um traje de super-herói e se autodenomina o Vira-Lata, jurando defender os cidadãos de Capitol City, especialmente uma bela spaniel chamada Polly. Um plano malvado de Barsinistro e seu capanga Cad ameaça destruir a cidade, e apenas Vira-Lata poderá salvar a situação!