A Escrava Isaura
Isaura nasce em 1835, filha da escrava Juliana e Miguel. Após o parto, Juliana é assassinada pelo Comendador e Isaura é criada por Gertrudes, que a educa como se fosse sua filha. Apesar de sua boa educação e pele clara, ela continua sendo tratada como uma escrava. Aos 19 anos, ela enfrenta a obsessão doentia de Leôncio, filho do Comendador, enquanto sua liberdade nunca lhe é concedida.
Isaura nasceu em 1835, de um romance da escrava Juliana com o feitor da fazenda, Miguel. Após o parto de Isaura, Juliana é açoitada no tronco até a morte pelo Comendador, que se vinga da escrava por sempre ter se negado a ir à cama com ele. Isaura, então, é criada e educada por Gertrudes, mulher do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura sempre será tratada como uma escrava.
Em 1854 Isaura já tem 19 anos e é uma bela donzela. Seus problemas começam quando Leôncio, filho do Comendador, aparece em sua vida e desenvolve uma paixão doentia por ela. Porém, todas as suas tentativas são inúteis. Gertrudes e o Comendador Almeida sempre quiseram conceder a liberdade para Isaura, mas morrem antes de conseguir realizar este objetivo.