Na noite de Natal, o pai divorciado Scott Calvin e seu filho descobrem que o Papai Noel caiu do telhado da casa deles. Quando Scott segura as rédeas do trenó mágico, ele descobre que virou o novo Papai Noel e tem de convencer um mundo de incrédulos, inclusive ele mesmo.