Al Davis vs. The NFL
A história da longa rivalidade entre Al Davis, dono dos Raiders, e Pete Rozelle, comissário da NFL, contada pelos dois homens, que tiveram os seus espíritos "recriados" com recurso à tecnologia “deepfake”.
Eram duas das figuras mais importantes do futebol americano profissional. E, durante um quarto de século, a sua longa rivalidade foi uma história central na transformação da NFL numa das ligas mais populares e bem-sucedidas no desporto. Agora, em “Al Davis vs the NFL”, o realizador Ken Rodgers e a NFL Films reveem a batalha incessante, inflexível e sempre animada entre Al Davis, dono dos Raiders, e Pete Rozelle, comissário da NFL. Tendo início em meados dos anos 60, quando Rozelle era um jovem comissário da NFL e Davis liderava a rival AFL, e prolongando-se até aos anos 80, quando Davis processou a liga para poder mudar os Raiders de Oakland para Los Angeles, os dois titãs estavam constante e publicamente em conflito. As hostilidades continuaram mesmo quando os Raiders emergiram como uma das equipas mais populares e bem-sucedidas da NFL, ganhando três Super Bowls em oito anos, no final dos anos 70 e início dos anos 80, e só abrandou quando Rozelle se reformou em 1989. O facto de o documentário estrear quando os Raiders iniciam a primeira temporada na sua nova casa, um estádio topo de gama em Las Vegas, está carregado de significado. E, para um filme sobre dois homens já falecidos, Rodgers e a sua equipa esforçaram-se para ter uma abordagem nova e alternativa a contar a história, trazendo Al e Pete "de volta à vida", através de uma tecnologia inovadora conhecida como "deepfake", e fazendo com que narrem a sua história na primeira pessoa. Apesar de as recriações poderem não ser autênticas, as histórias que cada personagem conta são, e os seus diálogos baseiam-se em entrevistas encontradas no baú dos tesouros da NFL Films. O resultado é um olhar estranhamente original, divertido e revelador sobre uma história crucial do futebol americano que nos recorda o carisma e importância de dois gigantes do mundo do desporto.