O Diário de Pilar na Amazônia
Pilar viaja com Breno e o gato Samba para a floresta amazônica, onde conhecem Maiara, cuja comunidade foi destruída por madeireiros. Com Bira, um jovem que conhece a floresta, descobrem um bando de madeireiros ilegais. Com a ajuda de indígenas e seres míticos, eles conseguem detê-los e reforçam sua missão de proteger a natureza.
Pilar, uma jovem curiosa e exploradora, embarca com o melhor amigo Breno e o gato Samba numa missão na floresta amazônica. Lá, eles conhecem Maiara, uma jovem ribeirinha cuja comunidade foi destruída por madeireiros. No caminho, encontram Bira, um jovem pescador que conhece bem a floresta. Pilar e seus amigos partem em busca dos pais de Maiara, até que descobrem uma quadrilha de madeireiros que estão cortando árvores ilegalmente. Com a ajuda de uma tribo indígena e dos seres mitológicos, Pilar e seus amigos conseguem deter os madeireiros, mais decididos que nunca a salvar a natureza e a reflorestar o planeta.